A escolha de um bom fornecedor deixou de ser feita com base no tripé preço, prazo e qualidade. Afinal, existem outras variáveis que influenciam no momento de escolher um parceiro de negócio. É preciso conhecer o desempenho global de cada fornecedor. Assim, é possível garantir que sua empresa esteja formando uma cadeia de suprimentos ágil, segura e rentável para ambos lados.
Uma forma de fazer essa avaliação e melhorar sua capacidade de escolha de fornecedores é através da Qualificação de Fornecedores. Essa atividade não é apenas operacional, mas estratégica, já que impacta na qualidade dos seus produtos e serviços e também no seu financeiro.
O que é Qualificação de Fornecedores?
A Qualificação de Fornecedores é uma espécie de processo seletivo. Nele, sua empresa determina critérios a serem preenchidos por cada fornecedor contratado. Esses critérios, por sua vez, devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa a fim de auxiliá-la a alcançá-los.
Como dissemos no início, não se trata de avaliar apenas a qualidade mínima dos produtos, os prazos de entrega e o preço. É preciso considerar o custo total da aquisição, que envolve:
- Preço;
- Qualidade;
- Prazo;
- Atendimento;
- Confiabilidade;
- Flexibilidade;
- Relacionamento;
- Processos;
- Saúde financeira;
- Entre outros.
Que critérios avaliar na Qualificação de Fornecedores?
Cada empresa tem suas próprias necessidades. Por isso, cada uma deve criar seu checklist de qualificação de fornecedores segundo o que melhor convenha à sua estratégia. Os critérios podem ser relacionados à entrega ou ainda ao desempenho gerencial do fornecedor.
Os critérios relacionados à entrega são:
- Oferece produtos de qualidade?
- Tem prazos de pagamento competitivos?
- Oferece preços competitivos?
- Realiza entregas com que frequência?
- Tem um atendimento de qualidade?
- Oferece vantagens para clientes com bom relacionamento?
- Oferece apoio técnico?
- Cumpre com o prometido?
Já a avaliação de desempenho global do fornecedor envolve outros elementos as quais nem sempre temos acesso. No entanto, eles são essenciais para nos conectarmos com fornecedores de ótima qualidade:
- Desempenho operacional: eficiência e eficácia de processos, gestão da qualidade, adequação a normas e regulamentos, entre outros.
- Desempenho financeiro: capacidade de pagamento, nível de endividamento, fluxo de caixa, entre outros.
- Desempenho gerencial: sistemas de gestão, certificações, selos de qualidade, competividade, entre outros.
Como manter a qualidade dos fornecedores?
Muitas empresas fazem todo este esforço inicial de Qualificação de Fornecedores e não monitoram a continuidade do cumprimento destes critérios. O relacionamento de longa data acaba nublando a queda da qualidade, o aumento dos preços ou até mesmo o nível de atendimento.
É por isso que você deve fazer avaliações periódicas de todos os fornecedores, reavaliando a qualificação. Você também pode compará-la com outros fornecedores que poderiam passar a ser seus parceiros de negócios.
O ideal não é romper o contrato logo de primeira, mas alertar o fornecedor para algum critério que precise ser melhorado. A partir disso, acompanhe a tomada de providências para regularizar-se. Caso não seja possível dar continuidade ao relacionamento, faça uma nova seleção de fornecedores.
Na verdade, o ideal é evitar ser pego de surpresa e tenha que concordar com qualquer fornecedor. Para isso, tenha um banco de dados de potenciais fornecedores e acompanhe o desempenho de cada um ao longo do tempo. Assim, você poderá aproveitar melhor as oportunidades de mercado.