Empresas preocupadas com sua performance no mercado frequentemente adotam mais de um dos sistemas de gestão representados pela série ISO, como a ISO 14001 e a ISO 9001. Contudo, a visão compartimentalizada dessas ferramentas de gestão ainda bloqueia o desenvolvimento de estratégias integradas, que potencializem os resultados organizacionais.
Nosso intuito no artigo de hoje é mostrar os benefícios que sua empresa pode conquistar ao aliar essas duas ferramentas, transformando-as em poderosas aliadas de um crescimento sustentável e focado em resultados de grande valor.
Fazendo um resgate das duas Normas
A ISO 9001 é um sistema de gestão focado no aumento da qualidade de produtos e serviços, visando a satisfação do cliente. Para tanto, ele auxilia empresas de todos os portes e nichos de mercado a otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a lucratividade por meio de atividades mais fluidas e integradas.
Já a ISO 14001 é uma norma que visa aprimorar o sistema de gestão ambiental da empresa, com a finalidade de reduzir a exploração de recursos naturais, como água e energia, e reduzir o lançamento de resíduos no ambiente, contribuindo para o futuro das próximas gerações e também para perpetuidade da própria empresa.
Por que integrar a ISO 9001 à ISO 14001
Ambas ISOs preveem a redução de desperdícios e a otimização de recursos para uma atuação mais eficiente da empresa. Nesse sentido, é possível visualizar a integração delas para alavancar a performance da empresa frente ao mercado, alcançando níveis ótimos de desenvolvimento. Nesse processo, são observados os seguintes benefícios:
Visão integrada
A percepção compartimentalizada que hoje se observa nas empresas sobre os sistemas de gestão e estratégias de desenvolvimento deixa de existir para criar uma visão holística sobre o negócio. Ao invés de pensar em soluções segmentadas por setor, a empresa desenvolve a capacidade de olhar o todo de maneira sistemática, criando melhores oportunidades de negócios.
Estratégia focada na geração de valor
O pensamento que habitava as empresas sobre a maximização dos lucros a qualquer custo deixa de existir, abrindo espaço para um olhar mais humano, focado na geração de valor não apenas para a organização como também para o seu entorno, ou seja, stakeholders, meio ambiente e sociedade.
Redução da burocracia para manter os sistemas de gestão em funcionamento
Com a integração entre as ISOs 9001 e 14001, a empresa deixa de perder tempo e recursos com processos distintos de certificação e recertificação para gerir ambos conjuntamente, reduzindo a burocracia interna e agilizando as auditorias internas e externas. Ademais, promove o alinhamento de conduta por parte da empresa, otimizando o trabalho e tornando-o mais eficiente e eficaz.
Identificação de riscos e oportunidades
A visão sistêmica proporcionada pela integração entre a ISO 14001 e a ISO 9001 também contribui para identificar melhores oportunidades de negócios, assim como riscos inerentes à atividade da empresa. Com isso, é possível adotar uma postura proativa para ir em busca dos objetivos estratégicos de negócio, baseando as decisões em dados e informações precisos.
Melhora da performance da empresa no mercado
Juntando todos os benefícios acima listados, é possível perceber uma redução considerável nos custos operacionais do negócio e um aumento também expressivo na eficiência da empresa em atender às demandas do mercado. Essa postura leva a vantagens comerciais bastante atrativas, como a possibilidade de participação em concorrências e licitações, acesso a financiamentos governamentais, atratividade para investidores externos e um maior poder de negociação junto a fornecedores e clientes.
Sua empresa já possui a certificação ISO 9001? E a certificação ISO 14001? Você considera interessante para o seu nicho de negócios essa integração? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões!