A ISO 9001 é a principal referência quando se fala em qualidade nas empresas. Ela é um conjunto de normas que visa orientar a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade (SGQ).
Criada em 1987, a ISO 9001 sofreu pequenas alterações ao longo do tempo. Essas mudanças têm por objetivo elucidar alguns pontos e tornar as normas mais compreensíveis para seus usuários (empresários, diretores, gerentes e técnicos). Contudo, desde 2012 vem sendo trabalhada uma mudança mais profunda na norma. Sendo assim, ela estaria melhor ajustada às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e ágil.
Na iminência da publicação da ISO 9001:2015, foi resolvido destacar as mudanças mais significativas na norma. Você também irá entender como elas impactam a sua empresa e o seu sistema de gestão da qualidade. Preparado para começarmos?
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Não há obrigatoriedade do Manual da Qualidade
A principal mudança que podemos ver de imediato com a atualização da ISO 9001 é a não obrigatoriedade do Manual da Qualidade. Até então, esse era um documento obrigatório a ser mantido pela organização. Ele como deste a primeira versão continua sendo de importância relativa e de pouco utilidade no assessoramento na realização das tarefas mais relevantes. No entanto, aquelas empresas que não sentirem a necessidade do documento poderão abrir mão dele, tornando processos e decisões mais ágeis e menos burocráticos.
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Redução de oito para sete princípios da qualidade
Quem está familiarizado com os oito princípios da gestão da qualidade vai notar imediatamente que agora são sete. Isso acontece porque os princípios quatro e cinco passaram a fazer parte de um único item:
ISO 9001:2008
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ISO 9001:2015
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Foco no cliente
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Foco no cliente
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Liderança
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Liderança
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Envolvimento das pessoas
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Competência e comprometimento das pessoas
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Abordagem de processo
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Abordagem de processo
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Abordagem de sistemas para a gestão
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Melhoria contínua
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Melhoria
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Abordagem factual para tomada de decisão
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Decisão baseada em informações
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Relação mutuamente benéfica com fornecedores
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Gestão de relacionamento
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Perceba também que os princípios ficam mais claros e abrangentes. Por exemplo, “gestão de relacionamento” substituiu “relação mutuamente benéfica com fornecedores”.
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Maior participação das lideranças
Até a ISO 9001:2008 víamos a figura do representante da direção (RD) como principal responsável pelo sistema de gestão da qualidade. A partir da ISO 9001:2015, esse papel será descentralizado e ficará a cargo das lideranças da empresa. Essa mudança visa disseminar verdadeiramente a cultura da gestão da qualidade.
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Registro e tratamento de reclamações
Esta é outra novidade para as empresas a partir da versão 2015 da ISO 9001. Todas as reclamações de partes interessadas deverão ser registradas e tratadas adequadamente desde que estejam dentro do escopo do SGQ. Não apenas as de clientes, mas também de fornecedores, funcionários…
Que a comunicação é essencial para as organizações todo mundo sabe. Com a ISO 9001:2015, ela se torna ainda mais importante para disseminar os valores e a cultura do SGQ. Dessa forma, a empresa deverá manter um plano de comunicação interna e externa, definindo papéis, responsabilidades e normas de conduta.
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Substituição do termo “treinamento” por “conhecimento”
Os treinamentos recorrentes devem continuar para garantir a perfeita execução do SGQ. No entanto, eles passam a fazer parte de uma estratégia ainda maior: a gestão do conhecimento da empresa. Isso garante a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.
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Registros e controles de documentos passam a ser “informação documentada”
Um dos princípios da qualidade passa a ser a decisão baseada em informações. Por isso, nada mais natural do que substituir os controles e registros de documentos pelo termo “informação documentada”. Isso também faz parte da gestão do conhecimento organizacional e facilita a tomada de decisão da empresa.
Essas mudanças não excluem os controles e terminologias utilizadas pelas empresas certificadas com a ISO 9001:2008. Em outras palavras, você não precisa se preocupar em adequar nenhum documento especificamente para atender à ISO 9001:2015. Se você deseja conferir os requisitos da ISO 9001:2015, pode baixar gratuitamente a versão DIS 2015 em português.