O sistema de gestão da qualidade depende do comprometimento da equipe em seguir determinados padrões. Mas que padrões são esses? Que caminho seguir para garantir bons resultados com o SGQ?
Para responder a estas e outras perguntas, conheça os sete princípios da qualidade:
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Primeiro princípio da qualidade: foco no cliente
Uma coisa que todos devem ter em mente é: o cliente é quem comanda o mercado. Aquela história de desenvolver produtos e serviços e depois criar o desejo no consumidor de adquiri-lo ficou para trás. Hoje, produtos e serviços devem ser criados e aprimorados com base no que o comprador espera.
Portanto, foco no cliente é essencial. Afinal, somente com um bom relacionamento é possível acompanhar a mente do consumidor, que muda a todo momento. A partir disso, deve-se elaborar estratégias para antecipar desejos e exceder expectativas.
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Segundo princípio da qualidade: liderança
Somente com uma boa liderança é possível engajar a equipe e garantir que todos estejam alinhados a um mesmo objetivo. Para isso, é necessário deixar claras as estratégias que devem ser seguidas e criar condições para que seja possível colocá-las em prática.
Um bom líder inspira seu time a alcançar os melhores resultados.
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Terceiro princípio da qualidade: engajamento das pessoas
O engajamento é primordial para o sucesso do SGQ. Todos, em todos os níveis da hierarquia da organização, devem estar engajados e capacitados nos objetivos da empresa.
Somente um time preparado e com metas bem estabelecidas é capaz de atender às expectativas dos consumidores.
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Quarto princípio da qualidade: abordagem de processos
A abordagem de processos é essencial para atingir a excelência no SGQ. Quanto melhor for o gerenciamento dos processos, melhor será qualidade do produto/serviço final.
Lembrando que todo resultado, um produto ou um serviço somente pode ser obtido através de um processo.
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Quinto princípio da qualidade: melhoria
A melhoria deve ser uma doutrina a ser seguida pela equipe. Dessa forma, a organização sempre estará preparada para as mudanças e inovações. Ter foco em melhoria garante o aprimoramento constante de produtos e serviços.
Quanto maior a preocupação em melhorar a qualidade dos produtos/serviços, mais valor a empresa gera diante dos olhos dos consumidores. Além disso, garante uma cultura interna de excelência.
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Sexto princípio da qualidade: tomada de decisão baseada em evidências (fatos e dados)
Aqui entra a importância dos indicadores de desempenho. A tomada de decisão baseada em dados concretos garante a eficácia das ações tomadas. Isso ocorre porque a equipe pode analisar tudo que está trazendo bons resultados e tudo que está gerando não conformidades. Da mesma forma, é possível identificar o que simplesmente necessita de melhorias.
Estabelecer estratégias com base em suposições é um risco muito maior do que tomar por base dados de ações que já foram realizadas.
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Sétimo princípio da qualidade: gestão de relacionamento
A gestão de relacionamento com as partes interessadas é essencial para se manter engajado e conectado às mudanças. Também propicia a identificação precisa das necessidades das partes importantes para a gestão da organização. Isto facilita a identificação de necessidades e a tomada de decisões que satisfaçam todas as partes interessadas.
Os sete princípios da qualidade existem justamente para direcionar a equipe a adotar uma gestão eficaz e que atenda aos requisitos da norma ISO 9001. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!