A ISO 9001 é a principal referência quando se fala em qualidade nas empresas. Ela é um conjunto de normas que visa orientar a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade (SGQ).
Criada em 1987, a ISO 9001 sofreu pequenas alterações ao longo do tempo. Essas mudanças têm por objetivo elucidar alguns pontos e tornar as normas mais compreensíveis para seus usuários (empresários, diretores, gerentes e técnicos). Contudo, desde 2012 vem sendo trabalhada uma mudança mais profunda na norma. Sendo assim, ela estaria melhor ajustada às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e ágil.
Na iminência da publicação da ISO 9001:2015, foi resolvido destacar as mudanças mais significativas na norma. Você também irá entender como elas impactam a sua empresa e o seu sistema de gestão da qualidade. Preparado para começarmos?
A principal mudança que podemos ver de imediato com a atualização da ISO 9001 é a não obrigatoriedade do Manual da Qualidade. Até então, esse era um documento obrigatório a ser mantido pela organização. Ele como deste a primeira versão continua sendo de importância relativa e de pouco utilidade no assessoramento na realização das tarefas mais relevantes. No entanto, aquelas empresas que não sentirem a necessidade do documento poderão abrir mão dele, tornando processos e decisões mais ágeis e menos burocráticos.
Quem está familiarizado com os oito princípios da gestão da qualidade vai notar imediatamente que agora são sete. Isso acontece porque os princípios quatro e cinco passaram a fazer parte de um único item:
ISO 9001:2008 |
ISO 9001:2015 |
Foco no cliente |
Foco no cliente |
Liderança |
Liderança |
Envolvimento das pessoas |
Competência e comprometimento das pessoas |
Abordagem de processo |
Abordagem de processo |
Abordagem de sistemas para a gestão |
|
Melhoria contínua |
Melhoria |
Abordagem factual para tomada de decisão |
Decisão baseada em informações |
Relação mutuamente benéfica com fornecedores |
Gestão de relacionamento |
Perceba também que os princípios ficam mais claros e abrangentes. Por exemplo, “gestão de relacionamento” substituiu “relação mutuamente benéfica com fornecedores”.
Até a ISO 9001:2008 víamos a figura do representante da direção (RD) como principal responsável pelo sistema de gestão da qualidade. A partir da ISO 9001:2015, esse papel será descentralizado e ficará a cargo das lideranças da empresa. Essa mudança visa disseminar verdadeiramente a cultura da gestão da qualidade.
Esta é outra novidade para as empresas a partir da versão 2015 da ISO 9001. Todas as reclamações de partes interessadas deverão ser registradas e tratadas adequadamente desde que estejam dentro do escopo do SGQ. Não apenas as de clientes, mas também de fornecedores, funcionários…
Que a comunicação é essencial para as organizações todo mundo sabe. Com a ISO 9001:2015, ela se torna ainda mais importante para disseminar os valores e a cultura do SGQ. Dessa forma, a empresa deverá manter um plano de comunicação interna e externa, definindo papéis, responsabilidades e normas de conduta.
Os treinamentos recorrentes devem continuar para garantir a perfeita execução do SGQ. No entanto, eles passam a fazer parte de uma estratégia ainda maior: a gestão do conhecimento da empresa. Isso garante a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.
Um dos princípios da qualidade passa a ser a decisão baseada em informações. Por isso, nada mais natural do que substituir os controles e registros de documentos pelo termo “informação documentada”. Isso também faz parte da gestão do conhecimento organizacional e facilita a tomada de decisão da empresa.
Essas mudanças não excluem os controles e terminologias utilizadas pelas empresas certificadas com a ISO 9001:2008. Em outras palavras, você não precisa se preocupar em adequar nenhum documento especificamente para atender à ISO 9001:2015. Se você deseja conferir os requisitos da ISO 9001:2015, pode baixar gratuitamente a versão DIS 2015 em português.